Mau cheiro e sujeira

Descarte indevido de lixo está entre as principais reclamações de moradores de Santa Maria

"

Os problemas com o acúmulo de lixo pelas ruas de Santa Maria estão entre as principais reclamações de moradores de oito bairros da cidade. Os relatos chegam por meio do formulário do Tem Conserto?, disponível no site do Diário. Lixo espalhado pelas calçadas e em espaços públicos são frequentes segundo os moradores.

Acúmulo de lixo e descarte inapropriado de materiais é recorrente em quatro bairros de Santa Maria

O serralheiro André Figliero relata que na Rua Irmão Jacinto, no bairro Nova Santa Marta, há muito lixo espalhado pela calçada. Segundo Figliero, que leva a filha para a Escola Marista Santa Marta todos os dias, os alunos precisam passar pelo meio da rua para chegar ao colégio.

— Fiz diversas reclamações, mas ninguém resolve nada. São móveis e lixos em geral que são jogados na calçada e próximo ao riacho, também. Houve até uma reunião com o Marista, que disse que não ia mais limpar e pediu para que os vizinhos e pais de alunos insistissem nas reclamações para a prefeitura — relata o serralheiro.

Leia todas as notícias da seção "Tem Conserto?"

Na praça Petrônio Cabral, localizada no bairro Tancredo Neves, vizinhos relatam que, durante a madrugada, alguns moradores descartam lixo no local. O militar aposentado Carlos Eduardo de Carvalho conta que já pediu auxílio para a prefeitura, mas as reclamações não foram atendidas.

— Os moradores acabam limpando, porque à noite é um terror. Quando reclamamos, sempre nos respondem a mesma coisa e não nos dão atenção. Não existe mais ponto de lazer, ninguém mais vai à praça, está tudo abandonado por causa da quantidade de lixo que jogam ali — conta Carvalho.

Confira a página especial do "Tem Conserto?"

O secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Lemos, explica que, para que a prefeitura vá até o local e faça a retirada de certos materiais, como armários, camas e outros móveis, é preciso fazer a reclamação.

O morador deve se dirigir até a Secretaria de Meio Ambiente (localizada na Rua Venâncio Aires, 2.277, no 4º andar), das 7h às 13h, e fazer o registro com a identificação. Por meio da solicitação, a secretaria verifica se o material vai ser encaminhado até o depósito — que fica próximo ao lixão — ou se pode ser doado para alguma entidade.

Morador reclama do descarte de lixo de estabelecimento comercial

No bairro Rosário, a situação também preocupa moradores dos arredores do restaurante Costa Dourada. Conforme relatos do vigilante Eder Morais, que mora em frente ao restaurante, o descarte dos restos de peixes e frutos do mar, que acabam sobre a calçada, em volta dos contêineres, prejudica a entrada dos moradores na garagem.

— Eu já tive a garagem trancada pelos restos de peixe. Precisei descer do carro e retirar os pedaços de comida para poder entrar. Já registrei boletim de ocorrência, mas a situação continua, juntando ratos e baratas — comenta Morais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Suspeito de matar comerciante confessa o crime

Próximo

Homem é assaltado por quatro em Santa Maria

Geral